Apresentação

Ari Vicentini - "auto-retrato" - 30 x 40cm - Acrílica sobre tela

A Arte


        A arte, desde o século passado, enveredou por caminhos muitas vezes tortuosos. De certa forma, houve uma desumanização da arte. A indústria de entretenimento e o consumismo apoderaram-se de algumas linguagens artísticas, utilizando-as de forma superficial e inautêntica. A arte de um modo geral, e especialmente as artes plásticas, afastou-se dos valores e dos ideais que norteavam os grandes artistas do passado. O estudo da filosofia tem me ajudado a clarear meu caminho, tanto na compreensão do verdadeiro papel da arte hoje, como do próprio mundo em que vivemos.

       Para Hegel, a arte é uma das formas de se atingir o Absoluto, juntamente com a filosofia e a religião. Sempre pensei na arte como um modo de conhecer o mundo e, consequentemente, a mim mesmo. A arte é um caminho em direção à totalidade, ao absoluto de que fala Hegel. Para realizar este caminho, a arte precisa estar profundamente enraizada na realidade. Não na realidade simplesmente empírica, das coisas e objetos que enxergamos, mas na própria essência das coisas. Nesta procura pela essência, a arte tenta captar a alma das coisas. Numa pintura de retrato, a alma do retratado; na paisagem, a "alma" das árvores, das pedras e da atmosfera circundante. É um caminho longo e muitas vezes difícil, ver as coisas para além de seu aspecto físico. É o que procuro realizar em minhas pinturas apresentadas neste blog.


Ari Vicentini


       Artista plástico radicado em Curitiba, nasci em Maringá-PR. Premiado no Salão Graciosa de Artes Plásticas,em 2012. Selecionado em 2011 para 3º Salão do Humor de Juiz de Fora–Funalfa. Premiado diversas vezes no Salão de Artes do Cefet-PR;na Mostra Rosacruz; na 5° Mostra do Miniquadro do Clube Sírio Libanês;1° lugar no Festival de Quadrinhos “HQ O quê?!”. Minha formação é autodidata, participei de mais de 50 exposições coletivas e individuais. Meu trabalho possui uma linguagem que vai do acadêmico ao contemporâneo, passando pelo hiper-realismo, realismo fantástico e abstracionismo. Pintor, ilustrador, caricaturista e professor de artes, dedico-me integralmente às artes plásticas há 27 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário